As palmilhas para o seu bem-estar passo a passo

 1  PORQUÊ O MAU ODOR DOS PÉS?

Não é apenas a transpiração a causa do mau odor. Certamente uma alimentação privilegiadamente protéica e uma escassa hidratação tornam o suor de todo o corpo mais ácido e, por isso, o odor torna-se mais desagradável. Porém, muitas vezes, as bactérias são as verdadeiras responsáveis porque encontram na humidade e no calor dos sapatos o ambiente ideal para se reproduzirem. As bactérias atacam as moléculas dos quais é composto o suor da pele e provocam a sua decomposição, que gera o tão odiado problema. É obvio que, quanto mais ácido é o suor, mais aumenta a ação das bactérias e, por conseguinte, o risco que o odor seja desagradável.

 2  COMO É POSSÍVEL PREVENIR OS ODORES DESAGRADÁVEIS DOS PÉS E DO CALÇADO?

É aconselhável: cuidar a higiene dos pés, não utilizar os mesmos sapatos durante mais de dois dias seguidos, evitar de andar apenas com meias (porque, desta forma, se recolhem muitas bactérias e assim, quando voltamos a pôr os sapatos novamente, as bactérias podem facilmente proliferar nesse ambiente quente e húmido). Mais ainda, aconselha-se mudar frequentemente as palmilhas. Beber muita água e comer muita fruta e vegetais para tornar o ph dos líquidos do corpo mais básico.

 3  PORQUÊ A PELE DOS PÉS FICA SECA?

Normalmente a pele retém uma certa quantidade de água necessária para se manter suave e para resistir tanto aos diferentes tipos de pressão, também como aos agentes externos aos quais está constantemente exposta. A hidratação da pele pode diminuir, o que torna a pele dos pés mais seca. As causas da desidratação são diferentes: pode ser uma predisposição genética, o clima mais quente dos meses de verão, uma pele mais sensível. Além disso, a pele tem tendência a tornar-se mais seca ao longo dos anos. Banhos, duches quentes e prolongados, o uso de sabonetes agressivos, podem contribuir também à desidratação da pele.

 4  COMO É POSSÍVEL PREVENIR OS CALCANHARES GRETADOS?

Para hidratar e nutrir a pele dos pés e de calcanhares que são principalmente atingidos pela secura, a aplicação (pluri)quotidiana de cremes emolientes específicos, torna-se, provavelmente, a solução mais eficaz. Outras pequenas dicas são: secar sempre e cuidadosamente os pés (mesmo entre os dedos) depois de cada pedilúvio e beber mais de dois litros de água por dia, para garantir ao organismo uma adequada hidratação a partir de dentro.

 5  O QUE FAZER PARA TER PÉS SEMPRE LISOS E MACIOS?

Uma prática regular de scrub,por exemplo uma vez por semana, elimina as células mortas e estimula a renovação das células. Ainda melhor, se isso é acompanhado por uma longa e cuidadosa massagem com creme hidratante.

 6  COMO E PORQUÊ SE FORMAM OS CALOS?

Os calos são endurecimentos desconfortáveis e, por vezes, dolorosos, que se formam na pele dos pés, naquelas regiões de pressão em resposta a um estímulo, como por exemplo, o excessivo constragimento dos sapatos ou a fricção e compressão prolongada das meias em alguma zonas do pé, ou um defeito na postura do pé pelo qual cargas e pressões não são repartidos de maneira fisiológica durante a deambulação.

 7  COMO É POSSÍVEL PREVENIR OS CALOS?

Em muitos casos, os calos podem ser evitados reduzindo as circustâncias que levam a um aumento da pressão em zonas específicas do pé. Algumas possíveis formas de prevenção podem ser o calçar sapatos confortáveis e corretamente aderentes (a ideia é evitar o uso de calçado apertado), ou das palmilhas específicas que reduzem a pressão mecânica. Obviamente, em casos mais sérios, é necessário aprofundar a situação com consultas podológicas e o estudo de terapias apropriadas.

 8  É POSSÍVEL TROCAR CALOS POR VERRUGAS?

Um olhar pouco experiente pode trocar com muita facilidade calos por verrugas, considerando o seu aspecto similiar: ambos, de facto, podem apresentar-se como zonas de pele branca, por vezes um pouco rugosas, e com a presença de alguns pontinhos vermelhos/pretos (que são capilares trombosados). A causa porém é diferente, porque as verrugas são causadas por uma infeção viral enquanto que, as calosidades são endurecimentos da camada superficial da pele provocados pela fricção ou pressão constante em algumas zonas do pé. Contacte o seu médico se suspeita de um problema de cariz patológico.

 9  CALOS E CALOSIDADES SÃO A MESMA COISA?

Ambos são endurecimentos da pele causados por atrito prolongado contra os sapatos.

Contudo há uma diferença! O calo é uma parte da pele mais dura e elevada. Geralmente forma-se em áreas onde a fricção e a pressão contra o sapato é maior (dedos, metatarso, etc.) As calosidades, que são tão só, pele endurecida, encontram-se normalmente na região do calcanhar ou da planta e envolvem áreas maiores.

 10  COMO ALIVIAR A TENSÃO DEPOIS DE UM DIA CANSATIVO?

O hábito de massajar os próprios pés, ou deixar que alguém os massaje, muitas vezes, parece dar-nos energia e uma ampla sensação de bem-estar. Isto porque os pés são o ponto de encontro de inúmeras terminações nervosas, sobretudo de cariz sensitivo, mas constituem também o “coração periférico” do sistema circulatório, principalmente, no que diz respeito ao retorno venoso e linfático.

Os pés são também compostos por muitos músculos e ligamentos que, durante o dia todo, estão submetidos a inúmeros estímulos: colocar uma bola de ténis debaixo da planta do pé, e rebolar frente e trás o próprio pé durante alguns minutos, é uma forma de massagem que alivia a tensão de todas essas estruturas anatómicas. Igualmente útil, seria combinar isso com uma prática de alongamento. É útil fazer, pelo menos uma vez por semana, um pedilúvio (para estimular a circulação alternando alguidares de água quente com outros de água fria) e, em seguida, fazer massagens circulares com cremes específicos.

 11  COMO FAZER UMA MASSAGEM NOS PÉS?

Poucos minutos de tratamento manual são ideais para devolver um pouco de bem estar ao seus pés.

  • Acaricie suavemente o pé começando pelos dedos, passando depois pela planta, pelo calcanhar e em seguida subir pelo menos até ao tornozelo.
  • Bata delicadamente as almofadinhas debaixo de cada dedo do pé, utilizando os polegares.
  • Com o polegar, percorra delicadamente a parte interior do arco do pé e continue pela parte exetrior.
  • Agarre os dedos dos pés, um de cada vez, e estique-os delicadamente.

 

 12  PORQUÊ TENHO OS PÉS «FRIOS»?

As causas dos pés frios podem ser encontradas principalmente em problemas de tipo circulatório. Quando baixa a temperatura exterior, no nosso corpo desencadeia-se um mecanismo que privilegia uma vascolarização mais forte junto dos nossos orgãos vitais, a fim de favorecer a nossa sobrevivência. O menor afluxo nos capilares faz com que nas zonas mais periféricas do nosso corpo, como mão, pés e nariz, a pele se torne mais fria. Nada a ver com a temperatura do corpo interna que se mantém estável. Em alguns casos, pode ser um sinal de patologias de tipo reumático, vascular e/ou neurológicas, mas os sintomas seriam mais importantes; e é nesses casos que diagnósticos mais aprofundados seriam necessários. Contacte o seu médico se suspeita de um problema de cariz patológico.

 13  CONSELHOS PARA QUEM PRATICA DESPORTO?

Durante a actividade física e, principalmente, na corrida o apoio plantar é fundamental para garantir ao pé a adequada estabilidade, necessária para reduzir o risco de traumas e entorces. O uso de palmilhas específicas para inserir em sapatos desportivos no lugar das originais, pode ajudar o pé a ter uma “aderência” melhor ao sapato e ao chão (aumentando dessa forma a estabilidade em todo o corpo). Além disso, reduz os estímulos dos pés nos pontos de grande pressão, porque permite descarregar a pressão em excesso na zona de apoio envolvente. Também neste caso, se isso não for suficiente, e por conseguinte, nos casos mais sérios, é necessária uma consulta podológica para estudar as causas e, eventualmente, realizar palmilhas ortopédicas feitas a medida, para reduzir o risco de lesões e melhorar a prestação, agindo positivamente em articulações e músculos.

 14  SALTOS SIM, OU SALTOS NÃO?

A batalha que nós podólogos travamos é muito díficil, porque nesta área quem manda não são os médicos, mas a moda. Saltos em estilete e cunhas movem o baricentro para frente e sobrecarregam a parte anterior do pé causando, ao longo do tempo, danos às articulações e à coluna também. Os estillistas continuam a propor estes modelos porque tornam es pernas mais esbeltas e fazem com que os glúteos sejam mais salientes e arredondados. O salto mais agradável para os nossos pés é o de 3-4 centímetros, medida que permite distribuir bem o peso entre o calcanhar e o antepé. Nesses casos, existem dispositívos em silicone, palmilhas de material macio e elástico, capazes de nos ajudar.